segunda-feira, 27 de agosto de 2018

administração, planejamento organizacional

No processo de elaboração do planejamento estratégico de determinada organização pública,
produziu-se, por meio da análise SWOT, diagnóstico em que constavam os seguintes aspectos:
I – falta de capacitação dos servidores; fraqueza
II – possíveis restrições orçamentárias impostas pelo governo; fornecedor
III – existência de potenciais empresas privadas interessadas em realizar parcerias; OPORTUNIDAE
IV – eficiência dos processos de apoio; fortaleza
V – necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão; cliente
VI – necessidade de maior número de servidores alocados na atividade-fim do órgão para a melhoria
da qualidade de atendimento ao cidadão; fraqueza
VII – necessidade de fusão de três setores de apoio para a alocação de mais servidores na atividade-fim. fraqueza
Considerando as informações acima apresentadas, julgue os itens que se seguem acerca de planejamento
estratégico.

01. O aspecto III é exemplo de força.
Certo ( ) Errado (x) OPORTUNIDADE
02. O aspecto IV é exemplo de oportunidade.
Certo ( ) Errado (X) FORTALEZA
03. A melhoria do atendimento ao cidadão, descrita no aspecto V, é exemplo de objetivo.
Certo (X) Errado ( )
04. O aspecto I é exemplo de ameaça.
Certo ( ) Errado (X) FRAQUEZA
05. O aspecto II é exemplo de fraqueza. (retirada)
Certo ( ) Errado (X) FORNECEDOR


06. Tratando-se de estratégias competitivas, o modelo de Porter – as cinco forças competitivas de Porter – apresenta uma metodologia analítica para que se compreendam as relações entre o empreendimento e a concorrência, conforme representação a seguir: Da síntese dos elementos dispostos acima, é pertinente afirmar que:

a) a ameaça de entrada de novos concorrentes em potencial coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter novos entrantes. 

b) o poder do comprador não influencia os preços que as empresas podem cobrar, da mesma forma que não influencia a ameaça de substituição.

 c) o poder dos compradores não influencia o custo e o investimento, porque compradores poderosos não exigem serviços dispendiosos.

d) o poder de negociação dos fornecedores não determina os custos das matérias-primas e de outros insumos.

e) a intensidade da rivalidade não influencia os preços, assim como os custos da concorrência.

 07. No processo de planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase e procura diagnosticar acerca da real situação da empresa quanto ao seu macroambiente e microambiente. Apresenta variáveis de análise classificadas como:

I. variáveis controláveis, que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação ao seu ambiente.

II. variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições desfavoráveis para a instituição.

III. variáveis controláveis, que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação ao seu ambiente.

IV. variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que esta tenha condições e ou interesse de usufruí-las. É pertinente concluir que, na análise do binômio variável u ambiente,

a) I e II têm, respectivamente, relação com o macroambiente e com o microambiente.

b) I e IV têm relação com o macroambiente.

c) I e III têm relação com o microambiente.

d) II e III têm, respectivamente, relação com o microambiente e com o macroambiente.

e) III e IV têm relação com o microambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário